top of page
Foto do escritorHP Charles

5 “red flags” que denunciam um narcisista.

Tenho recebido algumas perguntas sobre o assunto e, principalmente, sobre alguma maneira de "detectar" objetivamente uma pessoa com esse transtorno. O texto abaixo não substitui uma avaliação profissional, mas pode servir como um alerta, pois normalmente o narcisista em seu ciclo de abuso costuma reproduzir os mesmos comportamentos em todos os casos. Mudam apenas as vítimas.


Uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista inevitavelmente dá sinais de sua nefasta condição. Vou apresentar 5 delas abaixo, mas que fique claro que existem muitas outras.


1 - Em mais de 95% dos casos, quem lida com um narcisista relata que "sentiu" algo fora do normal naquela pessoa desde o início. Uma espécie de intuição é fartamente verificada na literatura especializada. É como se a vítima soubesse que há algo de errado embora não entenda exatamente o quê. Ocorre porém que, na abissal maioria das vezes, ela não atende a esse "chamado", a esse pressentimento, acreditando que era algo imaginário. Apenas mais à frente ela se dará conta que o que sentiu foi um sinal real de perigo.


2 - Outra bandeira vermelha muito comum é que as mensagens trocadas, muito frequentemente, se pareçam com uma espécie de "teste". Uma prova para saber o quão rápido a vítima responde ou se o faz da maneira "certa". Se a pessoa não responde imediatamente a alguma mensagem ou estímulo, o narcisista age de forma passivo-agressiva ou muito irritada. Somem, bloqueiam, ou ameaçam encerrar a relação. O anseio pela submissão e controle do abusado é latente. Essa influência maligna se estenderá por todas áreas de vida da vítima, trabalho, família, amizades, finanças.


3 - Narcisistas costumam dominar e consumir todo o tempo e atenção do outro e ficam extremamente nervosos e irritados se isso não lhes for entregue. Eles precisam ser o centro do universo e da vida do abusado e, portanto, qualquer negativa de atenção e dedicação total, é respondida agressivamente. Isso se estende para o seu comportamento online, pressionando e sufocando o parceiro por qualquer interação virtual que o incomode de alguma forma, tornando a vida do outro pesada e desmotivada. O narcisista é uma espécie de vampiro emocional.


4 - Costumam ser extremamente críticos acerca de todas as pessoas na vida do parceiro e fazem o possível para isolar a vítima. Basicamente ele convencerá o outro de que nenhuma pessoa presta além dele. O narcisista construirá uma caverna psicológica e manipulativa, onde manterá seu "fornecedor emocional", cativo.


5 - Não aceitam culpa em nenhuma situação. É uma grande red flag porque basicamente não assumem responsabilidade nenhuma em sua vida. Qualquer coisa que não funcione será colocada na conta do outro, jamais na sua. Se ele mentiu, traiu, foi agressivo, a culpa será sempre do outro que o teria levado a fazer tais coisas.


Outras características inerentes a essa personalidade são: inveja, mentiras frequentes e incessantes, infidelidade, promiscuidade, falso moralismo, baixa ou nenhuma empatia.


Apenas 1% da população chega a ser diagnosticada com tal transtorno, mas estima-se que 15% da população o possua. Sendo assim, é muito provável que você tenha se deparado ou até convivido, em algum momento, com um narcisista. São pessoas extremamente perigosas e que costumam, após fazer o "descarte" (o narcisista vê o outro como "algo", e não como "alguém") deixar um rastro de destruição na vida de suas vítimas. Por vezes o abuso dura anos antes que a pessoa consiga sair da relação. E normalmente sai sem nada.


É isso e espero ter ajudado.



256 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page