O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após um acontecimento terrível ou a longo prazo.
Traumas costumam deixar sinais que muitas vezes não são percebidos por quem os possui. Muitas vezes esse trauma é confundido com características ou maneirismos de uma pessoa, que fica alheia à sua existência, passando a ideia de que ele faz parte originariamente de sua "personalidade". Isso é um equívoco. São rachaduras em sua identidade emocional.
Vou elencar 5 deles.
1 - Agradecimento excessivo quando alguém é bondoso ou gentil. Isso ocorre porque você não está acostumado com pessoas serem boas para você.
2 - Você se desculpa mesmo quando não fez nada errado. Isso ocorre porque em muitas oportunidades te culparam indevidamente.
3 - Você tem poucas memórias de sua infância. Isso ocorre porque sua mente apagou ou afastou tais lembranças como um mecanismo de defesa para que você sobrevivesse.
4 - Você tem dificuldades em lidar com elogios. Isso não ocorre porque você é humilde, mas sim porque você realmente não reconhece tais elogios como verdadeiros.
5 - Nunca pede ajuda porque fazer isso é realmente difícil para você, tendo se acostumado a resolver tudo sozinho, já que nunca sentiu que podia confiar em alguém.
Se você se identificou com algum dos pontos acima, é provável que tenha sofrido alguma espécie de trauma ao longo de sua vida, mesmo que não se recorde.
O trauma causa um tipo de rachadura em nossa psicologia e pode trazer consequências e sofrimento para nosso cotidiano e nossa vida. A busca por tratamento e terapia é fundamental para melhorar nossa qualidade de vida e nossa autoestima. E não...você não tem culpa.
Comments