top of page
Foto do escritorHP Charles

A dinâmica do narcisismo. Uma análise adulta, objetiva e direta.

Atualizado: 26 de mai. de 2024

A primeira coisa que é preciso se saber é que o narcisista "não é". E ele "não é" porque não possui um ego. Quando era criança e estava no processo de desenvolver um, algo ruim ocorreu. Trauma, abuso, ou a criança foi instrumentalizada a fim de ser usada como uma forma de preencher os desejos dos pais. Ou seja, a criança foi forçada a ser pai para os pais.


Dessa forma ela foi mimada, idolatrada, entronada, o que preveniu a habilidade da criança de acessar a realidade e se desenvolver como um adulto. Tal interferência gerou o narcisista no sentido de evitar que ela formasse seu "ego", vez que o mesmo só é criado quando há contato com a realidade e quando "principalmente a mãe" é considerada e percebida como "segura". Se a mãe não for considerada "segura" porque ela está deprimida, porque ela é egoísta, porque ela está nervosa o tempo inteiro, porque ela é ausente emocionalmente, ou porque ela não gosta da criança, esse pequeno ser se sentirá inseguro. E quando isso ocorre a criança não se desafiará a se separar da mãe vez que terá medo de ser punida. Dessa forma, se não há tal separação e não há o enfrentamento da realidade, não há a criação de uma PESSOA. E esse é o começo do narcisismo.


O segundo problema com o narcismo é que narcisistas não conseguem perceber as outras pessoas como "separadas deles". Eles são

incapazes de enxergar os outros como "objetos externos". Então convertem as outras pessoas em "objetos internos". É como se tirassem uma foto de outras pessoas e transformassem essa foto em um objeto interno e então interagissem com esse objeto interno que "representa" o objeto externo em suas mentes narcisistas. Complicado? Nem tanto.


Como não são capazes de perceber as outras pessoas como "algo externo", não possuem empatia. Ora, como haver empatia "se não existe ninguém lá"? Na perspectiva distorcida do narcisista, ele é a única pessoa viva. A filosofia chama isso de solipsismo.


Então, esse é o primeiro sinal. O narcisista não terá empatia por você. Por exemplo, ele vai perceber que você está triste, mas não terá uma reação emocional a isso. Ele notará que você é baixo, moreno e que está triste. É como se tudo fosse a mesma coisa no sentido emocional.


O segundo sinal é que o narcisista será extremamente explorador. O que o narcisista quer de seu parceiro íntimo sempre será sexo, dinheiro (bens materiais), "suprimento" (sadistico ou narcisista) e segurança. Ele vai querer que você sempre esteja disponível.


Entenda que o narcisista não liga para quem você é. Ele não te escolhe por ser "especial". Isso é uma mentira. Suas qualidades, suas características, suas vantagens, não significam NADA para o narcisista. Ele não liga se você é doce, gentil ou empática. Isso é um MITO. O narcisista só liga para o que você pode DAR a ele entre os itens citados no parágrafo anterior. Ele é um parasita, um vampiro.


O terceiro sinal é que o narcisista é extremamente invejoso. Mas ele não tem inveja de quem você é. Ele tem inveja daquilo que você

POSSUI. Sua juventude, sua riqueza, seus amigos, sua família. Ele odeia o fato de que você

possui algo que ele não possua. Se você parecer bem, bonito, saudável, ele irá te invejar por isso. Se você tem sucesso, ele irá te invejar por isso. Se você for inteligente, talentoso, ele te invejará. Se for rico, a mesma coisa. A inveja é uma condição do narcisismo.


O quarto sinal. O narcisista é incapaz de INTIMIDADE. Ele pode FINGIR interesse em você e em suas necessidades, mas com o tempo você notará que ele demonstrará interesse apenas quando quiser que algo lhe seja provido. Então, usualmente ele mostrará preocupação com o que acontece com você, ou como você se sente APENAS quando quiser algo em troca. Gradualmente se notará o padrão de seu comportamento abusivo.


Novamente: narcisistas não possuem "núcleo", não possuem essência. NÃO HÁ NINGUÉM LÁ, é um vazio fingindo ser uma presença. Dessa forma, narcisistas precisam de outras pessoas para lhe dizerem quem ele é. Ele não faz a menor ideia de quem é, vez que "ele não é".


Por isso narcisistas constantemente solicitam que outras pessoas lhes deêm atenção. E isso é o que chamamos de SUPRIMENTO NARCISISTA. E o narcisista usa esse suprimento para regular seu senso de autovalor, de autoestima, de autopercepção, de autoimagem, de autoconfiança, e geralmente para criar o equivalente a um ego em uma pessoa saudável. Assim, por um lado narcisistas definem quem são e a direção que suas vidas devem tomar pelas percepções e opiniões de outras pessoas. Por outro lado, possuem o que é conhecido como distorção cognitiva, ou seja, enxergam a realidade de forma errada.


Então compensam seu vazio, sua ausência, fingindo que são como deuses. Algo chamado de "grandiosidade". Possuem uma inflada e irrealista autoimagem. Quando te pedem opinião, não querem nada que seja honesto. Eles não desejam críticas, construtivas ou não. Eles querem que você os diga o que querem ouvir. Querem que você confirme a "grandiosidade" que julgam possuir. Se o narcisista acredita que é um gênio, ele quer que você diga exatamente isso a ele, mesmo que ele seja absolutamente comum ou medíocre. Ele não tem interesse em ser "calibrado" pela realidade, porque não possui percepção da mesma, e uma vez que está integrado em uma bolha ilusória, a última coisa que ele deseja é que você fure essa bolha. Na verdade ele precisa que você diga que aquela bolha É A REALIDADE. Ele quer que você minta para ele. Que confirme que suas desilusões são a expressão da realidade.


E se você não confirmar suas fantasias ele se tornará extremamente punitivo e de inúmeras formas, como quando usa o "tratamento de silêncio", como quando priva a vítima de sexo, trai (praticamente inevitável), some por dias ou bloqueia nas redes sociais. O narcisista SEMPRE será abusivo. Ele é verbalmente abusivo assim como é extremamente controlador. Ele te dirá o que fazer a todo momento, te supervisionará, se comportará mais como um patrão do que qualquer outra coisa. Um patrão extremamente exigente e desagradável.


É relevante ressaltar que pessoas que convivem com narcisistas, frequentemente se tornam "mais narcisistas", desenvolvendo uma espécie de relação simbiótica que atende ao ambiente que o narcisista criou. O narcisista te treina, ele te sincroniza. Todo narcisista é também um mentiroso patológico, e não raros são os casos onde a vítima "adere" ao comportamento do narcisista, passando a mentir ou confirmar as mentiras de seu patrão, de seu senhor. Se a vítima não fizer isso, não atender às suas ilusões de grandiosidade, ela será PUNIDA.


E tudo começa NO PRIMEIRO DIA. No primeiro encontro ele "tomará suas chaves e trancará sua porta". Ele dirá qual restaurante vocês irão e pedirá do menu o que você vai comer. E quando você for ao banheiro, irá te interrogar. Te questionará onde você foi, quem você viu no caminho e porque demorou tanto. Sim, isso tudo no primeiro encontro.


O narcisista já no primeiro momento criará uma fantasia com você e todas as outras pessoas serão excluídas dessa fantasia. Ele vai te tratar bem, ou melhor, vai te tratar maravilhosamente com o que chamamos de love bombing. Irá te idealizar, te dizer o quão espetacular você é, o quão linda e inteligente você é. Dirá que jamais encontrou alguém igual. E ao mesmo tempo em que te tratará como uma rainha, tratará todos que estão fora da fantasia como lixo. Ele será mal educado com o garçom, ou com o Uber, por exemplo. É possível fazer essa comparação facilmente. E você perceberá as discrepâncias.


Por derradeiro, o narcisista percorrerá fases, ciclos, de forma rígida, como um algoritmo de computador. Ele não conseguirá desviar dessas fases. Começa com o love bombing, com a idealização, te fazendo parecer única, te transformando em uma entidade perfeita. E você se apaixonará por isso. Por ele ser tão lisonjeiro você não conseguirá resistir. Porque VOCÊ QUER VER A SI MESMA COMO PERFEITA, como foi idealizada pelo olhar do narcisista. Você quer se apaixonar por você mesma através dos olhos do narcisista. E então você se torna viciada pela maneira como "ele te ama". A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SE APAIXONA PELO NARCISISTA, elas se apaixonam pela forma como o narcisista as ama. Porque elas nunca foram amadas dessa maneira. Elas nunca foram idealizadas desse jeito. Percebem como o jogo é jogado? Percebem as nuances? Elas são relevantes.


Na fase da idealização você não faz nada de errado. Você é tão perfeita e ele está tão feliz de ter te encontrado. E então ele passa para a fase da DESVALORIZAÇÃO, onde você não faz nada certo. E você é estúpida e louca. E por fim, em síntese apertada, háverá o descarte. Em alguns casos há o hoovering onde o narcisista te "reidealiza" e tenta tomar o controle novamente sobre você.


Sendo assim, como dito antes, o narcisista jamais te oferece intimidade, mas a ilusão de intimidade. Ele não te oferece uma relação. Ele te oferece uma fantasia. ELE NÃO TE VÊ. Quando ele faz o love bombing, quando te idealiza, é cristalino que não está apaixonado por você, não com a pessoal real que você é, vez que você não é perfeita. A pessoa real não é ideal, ela comete erros. Talvez ela não seja tão bonita ou tão inteligente. Então ele não ama VOCÊ, ele ama uma imagem. Ele ama um avatar. Ele ama algo que nada tem a ver com você. Ele usa seu nome, mas não está apaixonado por você. Mas ele faz com que você se apaixone justamente por tais miragens. Você e o narcisista estão na verdade apaixonados por uma terceira entidade: a versão idealizada de você. E tudo isso acontece logo nos primeiros minutos.


A velocidade do narcisista é impressionante, entusiasmada, enorme. No primeiro encontro ele vai te dizer que você é perfeita. No segundo encontro ele irá te pedir em casamento. No terceiro encontro ele dirá que quer ter três filhos com você. No quarto você será convidada para se mudar para o apartamento dele que fica em outra cidade. Então, em apenas DIAS, ele te oferece para construir uma nova vida com ele. E ele mal te conhece. A VELOCIDADE É UMA GIGANTESCA BANDEIRA VERMELHA. Se ele se move muito rápido, FUJA! Não irá terminar bem.


A dinâmica do narcisista poderia ser muito mais esmiuçada, e muitos fatos citados no texto serem aprofundados. Mas o objetivo não era esse. O objetivo primordial quando tratamos de seres tão perversos e malignos, é sempre o de desmacará-los, de privá-los da anteface necessária para enganar e destruir outras vidas. Nesse sentido, se o presente texto ajudar apenas uma pessoa, porque o conhecimento é a real ferramenta para libertação ou ou para a "mortificação do narcisista", então já terá cumprido seu papel.


Em tempos de internet fiquem atentos aos sinais. Ao que parece perfeito demais. À velocidade das paixões e relações, às distorções da realidade mesmo que pareçam interessantes ou sofisticadas. E acima de tudo não se esqueçam de que a grama do vizinho não é mais verde porque é melhor, mas sim porque é falsa.






412 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page