As pessoas são o que são. Elas te dizem desde cedo, desde os primeiros contatos, a maioria das coisas que precisamos saber sobre elas. Nós é que escolhemos não ver as "bandeiras vermelhas", e normalmente só fazemos isso muito tempo depois. Mas por que fingimos que não fomos avisados até a hora em que o leite entorna, quando de fato recebemos sinais tão claros em tão pouco tempo?
Existem muitos fatores que nos fazem relevar o que não poderíamos. No início das relações, há um bombardeio químico em nossos corpos, há ocitocina, serotonina, dopamina, há muito tesão, muitas expectativas, muitas idealizações. Tudo parece muito atraente. Mas disso tudo, o que é real?
Mesmo com poucas semanas, com poucos meses, somos avisados instintivamente acerca de características e atitudes de nossos parceiros que OPTAMOS por absolver VOLUNTARIAMENTE. Se você conhece uma pessoa que ao longo de sua vida teve um comportamento desleal, que traiu alguém para ficar com você, por exemplo, saiba que ela um dia irá trair você para ficar com outro. Porque a lealdade não faz parte de sua estrutura de caráter. Simples. Se você começa a se relacionar com uma pessoa que tem problemas com o álcool, que possui vícios, que não te oferece uma reciprocidade emocional, que se mostra imaturo, ou tem dificuldade em construir a relação de uma forma positiva ou progressiva, é preciso reconhecer isso desde cedo, pois tudo sempre esteve ali. Por vezes disfarçado, por vezes explícito. Mas numa boa? Era observável.
Mas nós nos vendamos. Por vezes o sexo é muito bom, por vezes o beijo é muito bom, outras vezes nos enebriamos, ou temos personalidades muito dependentes. Outras vezes o cara diz justo o que queremos ouvir, e aquela mulher se mostrou tão sensual...e então catapultamos a razão e as verdades para longe, para onde não mais as enxergamos. Era conveniente, não é mesmo?
Quando uma pessoa mostrar quem ela é, acredite nela. Deixe de lado a fantasia. Deixe de lado as idealizações. Acorde do sonho no qual você se colocou. A vida é construída na realidade e as consequências também. Se ela engana, se ela mente, se ela escolhe grupos sociais, acima de você, ela está te dando recado. Se essa mulher dá atenção a outros homens além de você, se esse homem não te coloca como prioridade, eles estão dizendo tudo o que se precisa saber sobre eles. E não há sexo ou beijos que mudarão isso. Pare de criar esperanças, pare de aceitar desculpas.
Sim, por vezes o preço por nossa ilusão e precipitação vai ser cobrado terrivelmente adiante. Isso é tão certo quanto os impostos. É preciso entender que a vida certamente te acordará para o que você já sabia, mas que por vontade própria, escolheu não vislumbrar.
É muito comum buscarmos culpados fora de nós, e isso não é o mesmo que passarmos a mão na cabeça de gente de péssimo caráter, de narcisistas, de psicopatas, que entraram em sua vida e a bagunçaram. Eles estão muito além da redenção, mas não você, que só queria ser feliz. Mas até quando vai a sua aposta naquele cavalo pangaré que você viu como um Quarto de Milha?
Vejam, eu não nego que é possível se apaixonar pelos mais diversos motivos, e fantasiar coisas que jamais existiram, mas é por isso que é preciso construir e se investir em algo baseado no que SE FAZ e não no que é dito. Existem pessoas que derramarão litros de lágrimas de crocodilo, que despejarão toneladas de "eu te amo", sem que isso signifique absolutamente nada. Há pessoas que entrarão em sua vida para te explorar, para tirar o que precisam de você e pronto. É preciso lidar com isso e aceitar tal fato como uma verdade dura.
Por outro lado é reconfortante saber que existem pessoas dispostas a projetos reais. Que colocam a lealdade acima do próprio amor, vez que o amor é um sentimento, mas a lealdade faz parte de seu caráter, e portanto é imutável.
Ao conhecer alguém, tente verificar se as "red flags" são transponíveis, se são negociáveis, se são suportáveis face a algo maior. Questões relativas à ética, ao caráter, e a vícios, dificilmente são contornáveis, e indultar essas características levará a relação ao fracasso em determinado momento. POR FAVOR, ENTENDA ISSO.
Ao apostar errado quando todos os indícios te foram dados, uma estrada de miséria e sofrimento te aguardará. Se eu acredito que uma pessoa possa mudar? Sim...mas JAMAIS por forças externas. Jamais alguém muda por outra pessoa. Nesse caso ela mudará por algumas semanas, ou até te reconquistar, mas essa mudança nunca foi genuína, ela ocorreu apenas para te fazer aceitá-la de volta. Em breve tudo voltará a ser como antes.
Em uma relação buscamos sempre a felicidade, mesmo acima do amor. Por vezes amamos mas não estamos felizes, e isso geralmente decreta o término do enlace. Com uma sociedade que te diz que nada pode ser mais importante do que a própria felicidade, que "você merece ser feliz", não importando a merda que se faça, não importando se a ética e o caráter norteiem as ações, o que encontramos é o caos e a desconfiança hodierna. O resultado é o fast food do sexo e das relações líquidas e insignificantes com que nos deparamos. E toma mais uma pílula mágica, e aquelas gotinhas de Rivotril.
Mas Beto...e aí? Qual é a saída? Ela existe? Sim. É a solidão? Não. Não somos uma ilha. A saída sempre será em focar nas características inerentes à pessoa. Aos alicerces que ela possui, como seus valores e seu caráter. A história e o passado dessa pessoa IMPORTAM. Um dia você vai ficar velho, vai ficar doente, o sexo pode ficar menos intenso, a atração irá diminuir. Mas sempre restará, se houver uma conexão real, o desejo em atender às necessidades do outro. A preocupação em reconhecer o que é importante para seu parceiro. A vontade irrefreável em superar os altos e baixos da vida, cuidando para que você não seja o autor de infelicidade alheia.
E tais pessoas ainda existem? Sim. É fácil encontrá-las? Não. Mas você precisa focar em quem aparece, pelos motivos certos. E eles nunca serão materiais. Entendam essa porra! Esqueçam a lavagem cerebral que as redes sociais e a propaganda te enfiam na cabeça diariamente. Não é o Iphone ou o BMW que fará a diferença em sua vida. Não é aquela bolsa caríssima que um dia compramos para agradar a quem nem gostamos, para fingir para quem nunca admiramos. Nós precisamos, ACIMA DE TUDO, de afeto REAL.
E sim, as pessoas são o que são. Elas não mudarão por você, elas não se transformarão no que vocês desejam apenas porque você assim o quer, elas não irão tapar o buraco que há em você. Só você pode fazer isso.
Você não vai salvar o outro de seus pecados e de seu mau caratismo. Mas você pode salvar a si mesmo de problemas, de sofrimento, de manipulações, de infelicidades. Escolha sabiamente. Não existe orgasmo capaz de transformar um sapo em príncipe. Não existe magia ou amor suficiente para transformar canalhas em pessoas de valor. Existe buscar abrigo em quem tem abrigo para te dar. Em quem possui o fogo correto e justo para aquecer seu coração. Em quem te faz sorrir sem te fazer chorar no dia seguinte. Em quem te faz se sentir especial sem te fazer se sentir uma porcaria um hora depois.
Em quem só deseja estar perto de mãos dadas, mesmo que esteja chovendo canivete lá fora. Em quem esteja disposto a te ouvir no seu pior momento, quando teu dia foi uma merda. Em quem secou suas lágrimas com a própria camisa. Em quem te enxerga e te admira pelos motivos certos. Em quem você encontra o bem que sempre desejou. Em quem te fez voltar a rir como criança, sem limites.
E quando você encontra isso, nada mais importa. A beleza, os bens, a idade, porque o medo passa. A dúvida some. O receio desaparece. E você então volta a confiar, pois o reflexo que vê no espelho enfim é de si mesmo. E era tudo o que você sempre quis. Ponto. Final.
Comentarios