top of page
Foto do escritorHP Charles

Autenticidade incomoda. Mas por quê?

Já repararam que apenas o fato de você viver a vida de uma forma mais reservada, sem incomodar ninguém, na sua, é capaz de gerar críticas e inquietações alheias?


Sim, você está tranquilo na sua, cuidando de sua vida, produzindo de alguma forma, e isso é o suficiente para aborrecer alguém, gerar inveja ou algum conflito. Por que viver uma vida autêntica gera esse tipo de sentimento alheio? Será que é o que você representa para essas pessoas? Por que a mera negação ou rejeição de determinado padrão de comportamento ou expectativa de vida causa tanto incômodo?


Não é raro, pelo contrário, é cada vez mais comum, a autencidade soar como provocação para algumas pessoas. É sempre curioso observar como a opção por seguir por uma estrada vicinal pode ser visto como um desafio a terceiros ou até como uma transgressão. Ao que tudo indica a independência e a autossuficiência incomodam.


Parece que qualquer decisão ou escolha que impenda coragem e rompimento com modelos estabelecidos dentro de uma matriz específica traz desaprovações e reprimendas, mesmo quando você vive reservadamente, alheio a picuinhas e conflitos.


A resposta que me vem a cabeça é que hodiernamente demonstrar alguma firmeza em uma posição que não reflita a mais popular, gera uma enorme intimidação em quem não está seguro sobre si mesmo. Por vezes um mero "não gostei de tal coisa, prefiro essa", já é suficiente para gerar revolta ou indignação.


Pode ser na seara política, cultural ou pessoal. Pouco importa. A democratização da opinião com a internet fez aflorar o juízo obrigatório sobre quase tudo. É como se as pessoas fossem compelidas a comentar quando nada se tem a dizer.


Vejo tal fenômeno com um misto de curiosidade e humor. Me parece sempre que a isenção e identidade irão causar apreensão, inveja ou até medo a quem é inseguro ou está infeliz. Fernando Pessoa dizia que "todo mal do mundo advêm de nos preocuparmos uns com os outros, tanto as boas como as más preocupações". Evidente que o poeta não se referiu a preocupações genuínas e produtivas, mas sim ao tema abordado nesse post.


Jamais decifrarei por inteiro a mente de pessoas que se incomodam apenas por você pensar diferente, por agir diferente, por ter desejos diferentes, por não se interessar pela vida alheia, apenas pelas IDEIAS alheias. Por não se importar com a vida pessoal de outrem, com a última querela que está "bombando na Internet" e rejeitar a obrigação com qualquer hype criado mecanicamente.


Deixo aqui essa reflexão: por que o reflexo do que você representa ou suas opções de vida, podem gerar tanta insegurança. Por que a autencidade incomoda tanto?😉

125 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page