Seu caráter é o que você é quando não há aplausos a serem colhidos. Seus atos e natureza aparecem realmente quando não há público, quando ninguém está olhando, quando não existe "biscoito" no pacote.
Não sei se há algo no mundo tão prejudicial ao planeta quanto as falhas de caráter. A política e o preconceito certamente atingem milhões e atuam em larga escala na direção de tornar o mundo pior, mas em sua origem se encontram pessoas de péssimo caráter.
Esse fim de semana peguei um grande engarrafamento e não pude deixar de notar motoristas usando o acostamento para driblarem as retenções assim como alguns que se enfurnavam atrás de ambulâncias com o mesmo intento.
Pensei imediatamente que ali se traduzia o espírito desvirtuado de muitos. Era a sintetização do mau caratismo como opção de vida. A tentativa de levar vantagem, de enganar e ludibriar. Ali não havia atenuantes, não estavam sob medicação, aquilo não era resultado de algum trauma ou dificuldade momentânea. Era simplesmente o retrato do "leve vantagem você também". Uma escolha direta.
Por vezes acreditamos que determinadas pessoas são a tradução da classe e da categoria, mas as conhecemos apenas superficialmente pelo que demonstram a distância. Julgamos atores, políticos, esportistas e influencers pelo que fazem em suas profissões, sem saber exatamente quem são e os colocamos em pedestais de moral e razão. Isso não poderia ser mais equivocado.
Nossos exemplos precisam vir das pessoas a quem realmente conhecemos, mesmo que eles não apareçam em nossas telas. Nossos celulares projetam um mundo de fantasia e ilusão que na maioria das vezes não traduz a verdade. O que deve sempre ser apurado é o caráter, e para que ele seja validado é preciso tempo e muitas vezes uma situação adversa.
A fama e a grana não podem ser um fator de mudança de atitude em relação ao próximo e quando isso ocorre, fica consignado o problema de caráter. Os americanos tem um ditado que diz: "você pode tirar a pessoa do lixo, mas o lixo não sai da pessoa". Essa frase condensa a ideia de que o caráter não pode realmente ser alterado apenas por fatores mundanos, vez que é algo "quase inato", porém influenciado por criação e valores amealhados.
Não sei se há redenção para o mau caráter, gostaria de acreditar que sim, mas honestamente não sei. O que sei é que é nos impasses, infortúnios, vicissitudes, rompimentos e tragédias é que ele aparece sem suas máscaras. Nesses momentos a hipocrisia é deixada de lado e a antifaz do teatro cai ao solo.
Atentos fiquemos então não só a quem elencamos como exemplo, como também a nós mesmos a fim de não nos tornarmos suscetíveis a influências que não sejam genuinamente benignas. Retenha para si apenas o que é seu, aqueles valores que quem realmente te ama te passou. Se recorde da educação e do carinho que seus pais um dia te deram e valorize os amigos especiais que te acolheram e abraçaram quando você estava por baixo.
Guarde como exemplo essas pessoas pois são o maior presente que a vida te deu e seja sempre o mesmo com plateia ou sem plateia.
"É muito fácil admirar a quem não conhecemos".
Comments