top of page
Foto do escritorHP Charles

Controlando suas emoções. O caminho do estoicismo.

Atualizado: 4 de mar. de 2024

Em meu caminho pela estrada do estoicismo uma das coisas que mais chamam minha atenção e a em que mais trabalho, é no controle de minhas emoções. Saindo de uma depressão severa, uma internação em UTI e a ingestão de muita medicação que desequilibrou meu corpo e minha mente, e que somadas a outras questões desagradáveis da vida, vieram a me deixar em frangalhos, o abraço a filosofia estóica tem me ajudado abundantemente.


Percebam que controlar as emoções não significa abandoná-las. Marcus Aurelius nos ensina que é apenas encará-las como são e entender que os momentos de dificuldades serão finitos assim como os momentos de conquistas. É preciso saber lidar com os dois entendendo que tudo na vida é temporário.


Sendo assim o homem estóico compreende que não pode controlar as vicissitudes pelas quais irá passar, mas pode controlar sua reação frente a elas e, por conseguinte, suas emoções. Não é uma tarefa simples e imediata, e impende foco e comprometimento.


No entanto, quando você começa a colher os frutos de tal filosofia, e eles não tardam, a vida parece dar uma guinada em aspectos que você jamais imaginou. É como se lá fora estivesse chovendo canivetes e ainda assim você experimentasse uma temperança dentro de si. Isso ocorre porque o estoicismo te ensina a se concentrar naquilo que você pude controlar ou alterar e ao mesmo tempo a relaxar sobre o que não pode. Isso meio que tira o peso desnecessário das costas. Quando você não pode mudar a situação, é desafiado a mudar a si mesmo.


O controle das emoções e da postura passa uma imagem de segurança que é imediatamente notada por todos, gerando confiança a quem está perto. Um homem calmo é um homem sempre próximo ao racional. A noção de que só possuímos realmente aquele dia e que o dia seguinte é de certa maneira um mistério no sentido que tudo pode mudar, produz uma sensação de contentamento ao compreendermos que não temos realmente controle de nada, apenas a ilusão disso.


Lidar com as pequenas trivialidades ou com problemas do cotidiano também se torna mais simples ao aceitarmos as inevitabilidades como parte da vida. Isso claramente reduz o desgaste emocional que é tão comum nos dias de hoje. Como já escrevi, não é que você se torna imune a chateações ou que por outro lado as alegrias passam a se tornar eternas. Não é isso. Apenas você se dá conta de que tudo faz parte da vida como um todo.


Não desejar nada além do necessário e evitar receios antecipados também minora questões emocionais e você vai se tornando menos ansioso e melancólico. Apenas imagine o quão tal filosofia pode melhorar sua vida com passos simples, porém firmes. Só a quebra da ilusão das coisas desnecessárias que nos fizeram acreditar que eram imprescidíveis já te mudará consideravelmente. É literalmente a pílula vermelha. Você se torna mais genuíno quando seu compromisso é com o seu verdadeiro eu.


Me recordo de quanta energia e emotividade já gastei com discussões improfícuas na Internet, quanto sofri por antecipação por fatos que jamais aconteceram, quantas noites foram mal dormidas por coisas que nunca se confirmaram pela manhã.


O domínio de sua mente e portanto de sua emotividade é absolutamente mágico na direção de nos fazer pessoas melhores e mais preparadas. O real sucesso não é estabelecido pela capacidade financeira - afinal os ricos entopem os consultórios psiquiátricos - mas sim pela capacidade de navegar de forma sã pelas adversidades da vida.


Comprender que pessoas e a vida vão te bater, tentarão te derrubar e mesmo assim você pode conseguir ser dono de suas emoções e reações, é um aprendizado inestimável. "Quanto mais próximo um homem chega de uma mente calma, mais perto ele chega da força".


A viagem pelo estoicismo aos poucos vai nos moldando e nos tornando pessoas diferentes, mais preparadas e mais serenas. Noto que reclamo menos e até falo menos. Guardo mais momentos comigo mesmo, absorto em meus pensamentos, sempre tentando torná-los positivos e produtivos. Me sinto absolutamente grato e recompensado quando posso ajudar alguém. Busco ser mais gentil e tecer menos críticas. E por fim, se eventualmente for dominado pela emoção, jamais demonstrarei isso publicamente como já fiz um dia.


Tenho procurado cuidar do corpo e do espírito de uma forma que jamais fiz. As dificuldades e incertezas existem, mas aos poucos vou mudando a maneira como lido com elas. O foco passou a ser perseguir as quatro virtudes cardinais como meta. Coragem, temperança, justiça e sabedoria. Se você procura uma melhor relação consigo mesmo e um caminho para se tornar um homem mais virtuoso, talvez deva dar uma oportunidade ao ensinamentos de Marcus Aurelius, um ícone muito a frente de seu tempo. Força e honra.


113 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page