top of page
Foto do escritorHP Charles

Deletar o passado não muda o passado

"Endereço IP é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local. IP vem do inglês "Internet Protocol" (protocolo de rede) que consiste em um conjunto de regras que regem o formato de dados enviados pela Internet ou por uma rede local."


Há algumas décadas vivemos a era da internet. Relações são criadas e extintas pelo computador. Relações de trabalho, afetivas, sexuais. Basicamente tudo é construído por informações binárias.


Com isso ocorre a formalização da palavra "delete" em nosso vocabulário. "Vamos deletar esse parágrafo", "vamos deletar esse vídeo", "vamos deletar esse erro".


A ideia de apagar as coisas pode facilmente ser confundida com "mudar o passado". Mas isso é um erro tolo. Você não deixou de viver aquele passado, não deixou de errar aquela ortografia porque a "deletou". Tudo aconteceu. E na internet, tudo deixa rastro. Para sempre.


A nossa intríseca falibilidade nos provoca a misturar a vida real com a virtual, e fingimos que o botão de delete nos protegerá da culpa e da consciência de nossos atos.


Então apagamos um perfil, uma conta, "ressetamos" computadores, jogamos os erros na lixeira que não existe.


Mas isso não ocorre nem na vida cibernética e muito menos na carne e no osso. Tudo deixa marcas indeléveis que jamais serão apagadas, quiçá, esquecidas.


Sendo assim, melhor sempre enfrentar nossos temores, medos e aflições, pois apenas assim os superaremos, por mais angustiantes que pareçam.


Você pode tentar deletar o passado, mas ele jamais vai mudar.

46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page