top of page
Foto do escritorHP Charles

Desvalorização e descarte narcisista. Quando o mal se revela.

Atualizado: 22 de out. de 2024

Sempre quando tratamos de ciclos do transtorno narcisista seguintes ao love bombing, onde há a idealização, costumamos verificar que o descarte seria o processo que se seguiria após a desvalorização. Mas há um importante fato que pouco é descrito no material que se encontra abundantemente na internet. Que quando o processo de desvalorização se inicia, na mente do narcisista o descarte JÁ OCORREU. Ou seja, o narcisista já partiu. Ele te desvaloriza justamente porque já te descartou em sua mente.


Ele ainda não o fez no mundo real porque ainda precisa de você por perto para que o ciclo seja cumprido, mesmo que invertidamente ao que ocorreu em sua mais tenra infância, quando houve a separação de sua mãe (que até então era ideal, como um Deus) e posteriormente se tornou alguém fora da idealização para só então ser "desvalorizada", se tornando "comum".


Mas quais seriam os sinais da desvalorização? Quais seriam os indícios de que o narcisista, que já te descartou em sua mente, irá embarcar em uma campanha de desvalorização, degradação e humilhação contra você?


A transição do love bombing para a desvalorizção é abrupta e inexplicável. É absolutamente incompreensível. É como um raio. O que deixa as vítimas desorientadas e deslocadas, sem saber o que fazer. Há uma internalização da vergonha e da culpa, o que as leva a se castigar e acreditar que talvez tenham feito algo errado. "Será que eu o provoquei, será que me comportei mal?"


As pessoas não conseguem perceber que há uma alteração na dinâmica interna do narcista, que evidentemente só ocorre em sua mente, nada tendo a ver com a vítima. A parceira do narcisista se encontra destruída, com o coração partido, justamente porque ela não consegue encontrar o motivo para tal mudança drástica de comportamento. Ela não percebe que é apenas um "artefato", apenas um símbolo. Tudo está ocorrendo dentro da mente do narcisista, assim como aconteceu em TODOS os outros ciclos. Esse processo sempre será desdobrado apenas na mente do narcisista, sem interferência da vítima.


Aliás, tal processo nada tem a ver com uma vítima específica, todas passarão pelo mesmo evento, por todas as indistinguíveis fases. Elas são intercambiáveis e são apenas uma "mercadoria", como um saco de arroz, como um plano de internet. Nada tem a ver com vítima e ela nada fez de errado. É sempre a respeito do narcisista e o inexorável e invevitável processo que infesta a mente do demônio. Essa é a palavra apropriada. Infestação.


Mas como é possível dizer o que está próximo a acontecer? Como afirmar essa inevitabilidade? Em primeiro lugar ocorre uma ausência emocional. De repente o narcisista é indiferente e se torna distante. Aparece uma "civilidade afetada", uma polidez ostensiva, a linguagem deixa de ser íntima e passa a ser alienada, gélida. O narcisista se torna ausente de todas as formas possíveis, não presta atenção no que você diz, não oferece ajuda, suporte ou conselho, não demonstra o menor interesse em você ou em sua vida, ainda além do que faria tipicamente. Ele se foi. Para todos os intentos e propósitos...ele se foi.


Essa é a primeira fase. Você percebe essa transição da cordialidade, do calor, da afeição, da presença, para a ausência, e então saberá que a desvalorização e o descarte, estão próximos.


A segunda fase é marcada por crítica constante. Absolutamente tudo o que você faz ou não faz, tudo o que você pensa, tudo o que você sente, qualquer diálogo ou falta de diálogo, qualquer escolha, qualquer amiga ou amigo, qualquer membro de sua família, e até mesmo seu passado, será criticado. Haverá total crítica de sua história sexual, por exemplo.


Dessa forma, te colocar derrotada, te demolir tijolo por tijolo, te quebrar, te levar a um estado de desintegração, sob uma espécie de tortura chinesa como as de pingos d'água, é a real intenção. A crítica do narcisista é astuta pois ele conhece bem suas fraquezas e sabe quais botões apertar, ele sabe onde residem suas vulnerabilidades, onde estão as fendas em sua armadura e é capaz de invadi-las, penetrá-las, violá-las. De certa maneira ele te conhece melhor do que você a si mesma, e se você ficou tempo suficiente com um narcisista você se tornou sua criação. Então agora ele é como um escultor destruindo sua escultura em seu constante propósito de degradação, humilhação e críticas, que servem como uma voz que se transforma em uma externalização severa ao invés de uma mera crítica interna. É uma crítica exteriorizada, mas tão pequena e destrutiva como um sádico superego.


O narcisista combina esse comportamento com agressão passiva e tratamento de silêncio. Ele sabota e prejudica iniciativas, rejeita ofertas e sugestões, evita contato, nega sexo ou intimidade. Essa agressão passiva combinada com crítica devastadora, completa inteiramente o quadro do comportamento agressivo humano.


Em outras palavras, o narcisista é punitivo durante toda a fase de desvalorização e usa todas as formas conhecidas de agressividade na humanidade. Ele faz comparações desfavoráveis entre você e outras mulheres, triangulando, provocando ciúmes, te humilhando, te fazendo sentir vergonha de si mesma, totalmente desestabilizando as fundações de sua autoestima, de sua autoconfiança, te encurralando em uma esquina de dor e sofrimento. Te levando a se negligenciar e abandonar aspectos sobre sua aparência ou sobre sua vida social. Ele irá restringir sua vida e te desnudar de tudo o que te faz feliz, te catapultando para o território da anedonia. Ele vai criar armadilhas para que você falhe e se comporte mal, para que depois te cobre, te envergonhe e te faça se sentir culpada a fim de te chantagear emocionalmente. E então vai "te provar" e te mostrar o quão inferior você é, o quão imperfeita você é, o quão estúpida e ingênua você é.


Ele vai dizer o quão melhor você poderia fazer se tivesse se esforçado mais e posto sua mente para funcionar. E então te chamará de preguiçosa e indolente. Mas para fazer isso o narcisista precisa que você FALHE e ele irá te encorajar a falhar. Irá criar situações propícias para você falhar, onde não há alternativa a não ser falhar. E te empurrará cada vez mais para que você se comporte inadequadamente.


Narcisistas são conhecidos por levar seus parceiros a traí-los, a praticar atos antisociais, a cometer crimes, a se comportarem irresponsavelmente e a desenvolverem vícios. Eles levam as vítimas a se comportarem mal porque tais comportamentos e condutas se tornam armas no arsenal do narcisista contra elas próprias. Contra tudo o que possam ou não dizer. Tudo será usado contra elas.


Narcisistas na fase da desvalorização desenvolvem ideações paranóicas e ciúme patológico e retroativo (ciúme de antigos parceiros e de antigos amantes). Eles suspeitarão e escrutinizarão tudo. Eles te espionarão e coletarão evidências, criando uma atmosfera de terror e intimidação. Você desenvolverá uma sensação de estar sempre "pisando em ovos" e isso também faz parte da desvalorização, porque indiretamente te fará duvidar de sua própria percepção da realidade. Ele novamente "armará" para que você falhe, por que quem pode "funcionar" apropriadamente nessa situação, nesse ambiente?


O narcisista propositalmente agirá de forma secreta, furtiva. De repente se tornará extremamente sigiloso, clandestino em atividades financeiras ou em casos românticos, insinuados ou reais. Ele te bloqueia, declara guerra a você e coloca paredes em torno dele mesmo. Ele não te deixará entrar em suas abluções diárias, sumirá durante horas de seu dia. Você não saberá onde ele foi, com quem ele foi, o que ele estará fazendo. Irá se comportar de uma forma em que você ficará deslocada e assustada e te fará se sentir sempre suspeita.


Ele vê as dúvidas em sua mente a respeito das reais intenções e comprometimento dele com seu bem estar, com sua saúde e sua prosperidade. A vida paralela que ele leva te injeta uma enorme dose de incertezas, ansiedade e medo. O marionetista te deprecia e humilha não apenas no privado, mas em público, na frente de seus filhos, amigos e familiares. Ele faz questão de expor suas fraquezas, seus erros e enganos. Mesmo frases ditas de forma errada viram um problema.


Gradualmente ele constrói uma imagem de você que te reduz, que é eivada de defeitos, que te "envelhece" e te mostra da pior maneira possível, usando a pior luz a fim de te deixar sem atração alguma, especialmente para as pessoas que te são mais importantes. Gente que se importa com você ou que te admira.


Ele deprecia não apenas a sua imagem como suas perspectivas, porque se você se apresenta assim em seu trabalho dificilmente receberá uma promoção ou progredirá. Ele alienará seus filhos com a intenção de te machucar.


O narcisista possui uma enorme raiva de sua mãe original porque ela não lhe permitiu "se tornar". Ela não o deixou "ser", possuir uma vida própria. Então ele descontará em você. Existe uma enorme atitude punitiva na fase depreciativa do narcisismo. Não se cuida apenas de se dividir a questão em "você é uma merda" e ele é o "é o fodão", não é apenas a respeito de gerar justificativa para o descarte, mas também de te destruir. De acabar com você como uma figura que o decepcionou ou frustrou em sua vida miserável. Em sua mente doentia sua mãe lhe tomou a vida, sua essência, o tornou vazio, e também tornou impossível para ele jamais conquistar seu ser, e ele precisa puni-la. E então ele irá punir VOCÊ. Em todos os aspectos.


Ele te deixará sem sexo ou pior, quando fizer sexo com você ele te degradará. Narcisistas são conhecidos por adotar sexo não convencional ou "empurrar" a vítima para sexo grupal ou com outros homens, se você for uma mulher. E a ideia é, de certa maneira, te prostituir e desvalorizar, te mostrar que para ele, você é apenas lixo. Ele ultrapassará qualquer limite no que consiste a respeito. Narcisistas usam o sexo COMO ARMA. E a AUSÊNCIA de sexo como arma.


Durante a fase de desvalorização haverá preparações em andamento para o descarte. O narcisista se recusará a participar de qualquer atividade junto com você. Tudo o que vocês faziam juntos não mais será feito em conjunto. Ele renegará todos os rituais e rotinas da vida comum do casal. Ele evitará sair com você e então destruirá o círculo social comum ao casal. Ele foi embora e talvez nem avise, simplesmente "desativará a relação" e você de repente ficará sozinha.


Na idealização e na fantasia dividida, vocês se tornaram apenas um organismo para todas as intenções e propósitos, vocês fizeram tudo juntos, havia um senso de "se tornar UM", e essa separação agora se assemelha a uma CIRURGIA, como se vocês fossem realmente cortados fisicamente e amputados. A dor é indescritível. Isso criará uma total desconfiança, o que te levará a gradualmente se afastar emocionalmente, a construir defesas e enfim...ir embora. O que era PRECISAMENTE O QUE O NARCISISTA QUERIA QUE VOCÊ FIZESSE. Ele queria que você também fosse culpada pelo descarte.


Durante todo esse processo ele manipulou e arrumou tudo que tenha a ver com ELE. Os acessos que você tinha às contas pessoais dele, à rotina diária, tudo que ele colocava sob uma lente de aumento, agora será colocado sob um microscópio. E você se sentirá sufocada, lutando por apenas mais um pouco de ar. Você se sentirá como em um caixão onde seus movimentos e tudo mais está restrito. E nesse caixão, onde você está presa, o funeral é o de sua relação morta, de seu casamento morto.


Na mente do narcisista, a única forma dele se separar de você e "tentar se tornar um indivíduo", é através do descarte, e a única forma de fazer isso é desvalorizando o parceiro. Mas por que o narcisista precisa "me desvalorizar" para se tornar um indivíduo? Porque antes, na idealização, como ele efetuou uma projeção internalizada, agora, no descarte, ele precisa fazer uma projeção externalizada, quebrando a idealização antes promovida. A foto que ele tirou de você, idealizou e internalizou, agora precisa te ser devolvida, "defeituosa" e externalizada.


Nesse ponto o narcisista RETORNA aos estágios iniciais de sua infância quando a separação de sua mãe ocorreu, por volta de 18 meses ou 2 anos. Nessa idade há um mecanismo de defesa que se chama "splitting" ou "divisão", e então ele te "renderizará" como totalmente ruim e ele como totalmente bom em sua própria visão, a fim de preservar sua GRANDIOSIDADE. É a ÚNICA saída que ele tem para sustentar a fantasia dividida SEM ADMITIR AS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES. Sem experimentar vergonha por ter falhado em te avaliar propriamente. E então ele faz isso, mas a maioria dos narcisistas falha nesse processo e por isso há o HOOVERING (que não será abordado nesse texto).


Entenderam agora por que na mente do narcisista o descarte precede à desvalorização? Para que o narcisista te separe de uma figura materna, ele precisa emocionalmente PRIMEIRO te descartar e depois usar a projeção externalizada para te desvalorizar. Na mente do narcisista a sequência é reversa. Não é a mesma sequência comportamental adotada na realidade. Em sua mente ele te descarta e só então te desvaloriza.


Destarte, quando se trata de relação com um narcisista o resultado será sempre apenas um: sofrimento. Não perca seu tempo, ele jamais irá mudar e os ciclos jamais ficarão sem se cumprir. Fique atenta aos sinais. Não existe pessoa ideal, não existe ninguém perfeito. Não desperdice seu amor com vampiros. Eles só querem o seu sangue. É a natureza deles.


"Em tempos onde todos são perfeitos, a beleza está na cicatriz".


556 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page