"Beto, existe amizade entre homem e mulher?". Eu havia me comprometido a responder a todos os comentários que não fossem excessivamente pessoais, então seguem meus dois centavos sobre esse tema espinhoso e controverso.
"Tenho um amigo de décadas e ele jamais tentaria algo comigo, amigo do peito, nada a ver". "Ele é literalmente um irmão para mim". Ok, façamos o seguinte...ligue para ele às 11 da noite, diga que você terminou com seu ex namorado e o convide para tomar um vinho com você. Você irá se surpreender em como ele aceitará na hora e como aquela "amizade" enfrentará a noite. Ele não é seu amigo, tampouco seu irmão, ele quer dormir com você. Ponto.
"Então você não acredita jamais em amizade entre homem e mulher?". A princípio, NÃO. Pode haver uma ou outra exceção, algum motivo surperveniente que impeça o cara de tentar um movimento mais sexual, mas via de regra é muito difícil.
Me parece que há algo na natureza do homem que quase o compele para a direção afetiva sexual mesmo que a mulher o tenha colocado na "friendzone". Talvez ele até se sinta motivado a tomar uma atitude por conta de alguma pressão social que ele próprio se impôs, mas o resultado me parece que será sempre o mesmo em algum momento, se houver a mínima abertura. Caso não possua atração pela "amiga", aí talvez não dê o passo em direção a cama. Outra possibilidade é a amizade APÓS o sexo, mas é uma situação que claramente pode ficar mais complicada porque pode gerar um envolvimento emocional de alguma das partes.
A mulher tradicionalmente controla "o sexo", enquanto o homem controla "a seriedade da relação". Me refiro ao pedido de namoro ou casamento. O sexo, pelo menos na primeira vez, é uma "alavanca" que a mulher sempre possuirá, ela detém esse poder. Após a entrega as coisas meio que passam a favorecer o homem em um contexto geral, e o "poder" passa para ele. Isso pode parecer um tanto quanto anacrônico, mas não é, acreditem.
Talvez por isso boa parte dos homens tenham tanta resistência ao passado, ao "body count" das mulheres. Porque ele ainda enxerga a entrega fácil ou rápida da "virtude" como algo negativo. Se deveria é assunto para outro texto.
No que tange à amizade entre homens e mulheres eu apostaria que seu namorado ou marido ficaria absolutamente contrariado se você disser que irá almoçar com um "velho amigo", mesmo que ele não admita isso. E provavelmente o contrário também será verdadeiro. Vejam bem, isso acontece, mas certamente, se perguntados, nem o homem e nem a mulher, quando comprometidos, dirão que se sentirão totalmente confortáveis caso tal encontro aconteça. Isso se forem honestos e abandonarem a hipocrisia ao responder.
Mesmo que a proibição ocorra e que ela possa gerar uma discussão séria, o homem normalmente preferirá a escaramuça a permitir que sua mulher se encontre com outro homem, amigo ou não. Claro, o trabalho impende que certas ocasiões ocorram e não há jeito, mas quando tal fato ocorre voluntariamente isso provavelmente será motivo de preocupação ou desconforto o para o casal.
Eu confesso que, da minha parte, quando comprometido, não aceito o convite. Mas isso sou eu, como sempre digo, uma alma velha e tradicional. Prefiro sempre não colocar quem está comigo em uma situação em que ela possa se sentir incomodada. Adianto porém que cada casal deve estipular suas regras e comportamentos, nada tenho com a vida dos outros e um encontro quando avisado para seu parceiro ou parceira, não é deslealdade ou traição. E quando não é? Evidente que sim. Pelo menos é uma deslealdade, o que muitas vezes é ainda pior.
Sempre afirmo que cada casal deve estipular seus parâmetros dentro da relação de acordo com seus desejos e conceitos morais, e evidentemente arcarão com a consequências de suas escolhas, mas é um fato notório da atualidade que a facilidade criada por "DMs" e pelas redes sociais que, somadas a glamourização do individualismo, vem tornando os laços cada vez mais frágeis e tênues em um contexto geral. Isso não é opinião, é estatística. A crença na "grama do vizinho ser mais verde" promovida pela quantidade, gera uma ilusão de "qualidade" que absolutamente tem se mostrado uma miragem passados os meses mágicos iniciais.
Termino o pequeno texto agradecendo a pergunta e feliz porque ela não foi "se acredito em amizade entre mulheres". Certamente seria um tema onde minha opinião seria bem mais controversa. 😎
Eu só acredito na minha amizade com meu marido rsrsrsrs Mas é bem isso, cada um sabe de si e por isso acho importante em alguns detalhes termos o mesmo pensamento na relação.