O narcisista costuma manter vitímas já descartadas ou desvalorizadas em sua prateleira, em seu "estoque". Como brinquedos que estão guardados, sem pilha, em um armário qualquer.
Normalmente o hoovering ocorre quando o narcisista está totalmente desprovido de outras fontes de suprimento e precisa "reciclar" fontes antigas. Ele acredita então que conseguirá extrair módico suprimento de velhas fontes de provimento.
Cumpre ressaltar que raramente um narcisista descarta sua vítima sem antes ter outra já alinhada às suas necessidades, por isso, como via de regra, terá sempre alguém em "stand by" e por isso ele salta de uma relação para a outra tão facilmente, com extrema velocidade e sem o menor pudor. Talvez a maior red flag que se possa verificar é justamente essa: a rapidez com que o narcisista te envolve e abrevia etapas. Ele te "amará", te proporá casamento, moradia em conjunto, filhos, em um espaço de tempo absolutamente irreal e atípico. Ele te isolará para te manter presa e diminuir sua capacidade de fuga e resistência. Os maiores receios de um narcisista são: exposição e abandono, por isso ele temerá ser descoberto e dificilmente tomará a iniciativa de te deixar, você precisará romper o abuso e o inferno que foi trazido à sua vida.
É importante se compreender que mesmo fontes NEGATIVAS de suprimento ainda são suprimento narcisista ou sádico. Mesmo que a antiga vítima "ataque" o narcisista, que não mais reconheça sua existência, ou que não o "atenda", isso ainda gera algum suprimento emocional, por isso o hoovering onde ele tentará te "sugar" novamente para uma relação.
Entrar em contato com uma antiga fonte de suprimento, desvalorizada e descartada, IMPENDE uma NOVA REIDEALIZAÇÃO. Quando o vampiro abandonou aquela antiga vítima, ele reconheceu que ela era "defeituosa", de baixa qualidade, inferior, deficiente, hostil, mas agora ele precisa entrar em contato com aquela fonte, novamente. Então ele deverá retratar sua avaliação e idealizar a vítima sem admitir que cometeu um erro na primeira vez.
Para preservar sua grandiosidade e seu senso de omnisciência, o narcisista cria uma narrativa que abrigue tanto o conteúdo da desvalorização perpetuada, como a real imagem idealizada da fonte. Por exemplo, na fase da desvalorização pode ter dito, "eu estou te deixando porque vc é abusiva", mas quando fizer a reidealização, o mesmo narcisista dirá a si mesmo que aquela vítima descartada e desvalorizada foi abusiva, "mas foi para o seu próprio bem". Ou seja, ela agiu daquela forma mas com as melhores intenções. Outro exemplo. Se o narcisista disse: "eu tenho um temperamento forte e não posso manter uma relação com alguém tão estúpida quanto essa mulher". Na fase da reabilitação ele dirá: "ela pode ser aparentemente ingênua, mas possui uma legítima e original força interior". Ele perfaz uma autêntica avaliação da fonte desvalorizada.
Então se você é uma antiga fonte de suprimento narcisístico, em primeiro lugar abandone o sentimento da vaidade de ter sido novamente procurada, da lisonja que sinta, talvez. Da ideia sexualmente excitante. Tente superar tais sentimentos. Simplesmente ignore o narcisista, não se incomode em responder de nenhuma forma a oferta de voltar a ficarem juntos. Se ele "falar", mantenha-se calada. Não responda. Se ele te ligar, ouça polidamente, diga ADEUS e desligue.
Se ele te enviar presentes, os devolva SEM OS ABRIR. Indiferença é o que o narcisista não consegue suportar, pois indica uma falta de interesse e de atenção que constitui o núcleo negativo do suprimento narcisístico, que é...ele ser evitado.
É preciso ficar absolutamente atenta a jamais romantizar o narcisista. Seu remorso e bom comportamento estão sempre ligados ao medo de perder suas fontes. Narcisistas não tem inimigos, eles apenas possuem fontes e suprimento narcisista, e isso significa, em síntese apertada, ATENÇÃO. Atenção = suprimento. Dessa forma, mesmo um "inimigo"
pode se transformar em uma fonte de suprimento.
Se um narcisista ainda possui poder de provocar emoções em você, então você ainda é uma fonte de suprimento, mesmo que essas emoções sejam negativas, como ódio ou medo. Independente de quais emoções o narcisista ainda provoque em você, enquanto as sentir, você permanecerá como sua fonte de suprimento. E saiba, o ciclo se repetirá, só que mais velozmente.
O narcisista não te ama, nunca te amou. Ele apenas quis ou quer tirar coisas de você. Você jamais percebeu intimidade porque ele é incapaz de oferecer real intimidade. Você nunca será para ele nada além de uma fonte de dinheiro, sexo, validação ou proteção. NUNCA.
Esqueça os primeiros meses, aquilo não significou merda nenhuma. Aquilo foi uma farsa que ele usou para te fisgar, te hipnotizar, te isolar e te prender. Todo encontro com um narcisista, seja ele qual for, sempre foi e sempre será um JOGO. O narcisista é um jogador do início ao fim. E o SEU jogo deve ser block and delete. Ele te perseguirá, te "stalkeará", criará contas falsas, te observará como pode. Não importa, mantenha o "contato zero". Afinal...por que você ou alguém quereria isso?
Ao se dar conta da realidade acerca da casca com quem conviveu ou convive, não há outro caminho ou solução senão o distanciamento total e o mais breve possível. Nunca se esqueça, o narcisista jamais será algo genuíno para você na esfera da realidade, porque ele "não é". Ele apenas finge por trás de seu falso ego. Não há uma pessoa formada, mas sim uma criança aprisionada em um corpo de adulto. E essa "criança", essa pessoa não formada, abusará de você até tornar sua vida insuportável. Essa é a sua natureza inexorável, algo do qual ele jamais escapará.
Sugiro fortemente a leitura de Peter Pan, O Pequeno Príncipe e Drácula. Muito é possível se aprender sobre o narcisista lendo tais clássicos. E jamais se esqueça, o narcisista nunca irá mudar. Entenda isso e siga em frente sem olhar para trás. Não, você NÃO TEM CULPA. As cartas estavam marcadas desde o início. Quebre o círculo.
Constitua novas relações genuínas, produtivas e adultas. Entregue seu afeto e amor para pessoas reais. Elas terão defeitos, cicatrizes, e reconhecerão também as marcas deixadas pela vida em você. E acredite, toda beleza está aí. O que o narcisista te oferece não existe. Nunca existiu, nunca existirá. CONFIE EM SUA INTUIÇÃO. Não pense em coisas como "mas vou ficar sozinha", pois você JÁ ESTÁ. Não acredite no que ele diz, acredite em suas AÇÕES, acredite no que ele faz. Ele é o marionetista que te manipula. CORTE AS CORDAS, e seja feliz novamente.
Comments