Love bombing ou "bombardeio de amor" (livre tradução) é uma tentativa de influenciar uma pessoa por demonstrações intensas de atenção e afeto. Ocorre sempre no início do relacionamento e frequentemente está ligado a um futuro ciclo de abuso.
O comportamento parece bem-intencionado e romântico, mas pode esconder algo totalmente diferente. Essa diferença é tênue, e a vítima é levada a crer que tudo é natural, quando de fato há um cálculo com intuito de fisgá-la e fazê-la agir sempre emocionalmente, de uma forma que não faria normalmente.
No Love Bombing há demonstrações ativas, incessantes e prematuras de amor. Existe uma enorme pressão para que a pessoa "bombardeada" diga que ama, se mude para morar junto, ou até se case em um espaço de tempo muito pequeno. Tudo isso é feito para aproveitar a emotividade do começo, a chuva de hormônios e neurotransmissores que está no auge. A química liberada em situações como essa é avassaladora e a rapidez com que tudo acontece não oferece tempo para a vítima perceber onde está se metendo.
O que ocorre é uma confusão no sistema de "recompensa" que todos nós temos desde a infância. A pessoa que recebe esses atos incessantes de "amor", acaba por se acostumar com tais comportamentos e desenvolve uma visão de "perfeição" vindo do outro. Ela mesma cria a ideia de um amante perfeito, vez que é comum a tática do "espelhamento". A vítima é condicionada a agir sempre baseada em emotividade, mas tal sentimento foi criado artificialmente sem que ela perceba. A intensidade é enorme e tudo parece casar, visto que é como se a pessoa se relacionasse "com ela mesma", mas na verdade está lidando com uma "casca", uma pessoa que a mimetiza.
Pessoas com baixa autoestima são absurdamente propensas a serem seduzidas pelo "love bombing". E assim, acabam ultrapassando os limites normais do início de uma relação, onde tudo ainda é novo e precisa ser conhecido. Etapas normalmente são puladas e o abuso não tarda a acontecer. Em breve o narcisista influenciará e controlará, todos os aspectos da vida de sua vítima. Trabalho, finanças, amizades.
O "feitiço" é tamanho que a vítima acaba com concordar com qualquer coisa a fim de manter a sensação de prazer intenso que experimentou. Concorda com práticas sexuais estranhas, por vezes que não deseja, se isola de amigos e familiares, e acaba presa em uma armadilha emocional onde será inevitavelmente abusada.
O próximo passo é o corte daqueles atos iniciais gerando o efeito oposto na vítima, que não entende o que está ocorrendo. Aquele "sistema de recompensas" é desligado, gerando uma sensação de abstinência. Quando o abusador sente que está perdendo o controle (palavra primordial no ciclo de abuso), ele oferece então algumas migalhas afetivas para recobrar o domínio e a manipulação.
"Como acontece com quase qualquer vilão, quem faz love bombing não é simplesmente um monstro maquiavélico e tem por trás seus próprios problemas.
Em boa parte das vezes, o bombardeio de amor é uma estratégia usada inconscientemente e é uma resposta lógica a traços narcisistas e de baixa autoestima.
Esta é a conclusão dos estudos da professora Claire Strutzenberg, da Universidade da Pensilvânia."
O intento por trás desses atos e dessa manipulação é que o abusador se sinta adorado e entronado. Ele carece desesperadamente de validação e esse é seu objetivo precípuo. Controlar para ser venerado. Louco, não? Mas absolutamente real e cada vez mais frequente.
Levem em conta que mesmo a ILUSÃO de ser amado intensamente pode gerar uma ligação extremamente poderosa. Estabelecida tal conexão, a manipulação não é tão difícil.
Existem sinais claros de Love Bombing. Entre eles estão, "amor" e decisões prematuras, elogios excessivos e opressivos, necessidade de passar o tempo todo junto, presentes frequentes, mensagens incessantes, ciúme e desconfiança. Por fim...se seu parceiro deixa, de repente, de ser a pessoa mais afetuosa do mundo, e começa a te tratar de forma seca, ríspida ou indiferente, é provável que você esteja sendo manipulada.
Um pouco de cautela não faz mal a ninguém em tempos de amores virtuais. Atenção aos sinais, ao excesso de emotividade prematuro, e a decisões que normalmente não seriam tomadas. O love bombing é uma tática eficaz mas não exime a pessoa de uma parcela de responsabilidade e conivência. É preciso se avaliar também o quão se desejava a entrada de um monstro em nossas vidas, mesmo que inconscientemente. É importante se analisar a nossa parte nessa vulnerabilidade e anuência. O que o monstro viu em nós que nos tornou um potencial suprimento para suas necessidades? Essa é uma pergunta que precisa ser feita, pois ela contém o antídodo e o remédio para prevenir que a maldição persista ou se repita.
Se colocarmos jóias em uma caixa, ela se tornará um porta jóias, mas se colocarmos lixo na mesma caixa, ela se tornará uma lixeira. Preste atenção em quem você deixa entrar em sua vida.
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)
Comments