top of page
Foto do escritorHP Charles

Narcisistas e seus “macacos voadores”. Entenda de uma vez o que são.

No final da década de 80 ainda não havia uma linguagem apropriada para se descrever as particularidades e incidentes ligados ao Transtorno de Personalidade Narcisista. Nem mesmo o termo “abuso narcisista” havia sido cunhado. Então o psicólogo israelense Sam Vaknin, começou a desenvolver expressões que pudessem sintetizar as singularidades dos fenômenos ligados ao narcisismo patológico.


Ao contrário do você lerá em mais de 95% dos posts na internet, a expressão “macacos voadores” (flying monkeys) não teve origem no famoso filme “Mágico de Oz”, de Victor Fleming, mas sim nos reais macacos voadores que tomaram a cidade de Lopburi na Tailândia. Isso impressionou muito Sam Vaknin, que então criou essa analogia com pessoas que são frequentemente “recrutadas” por narcisistas para fazerem seu trabalho sujo.


Em síntese apertada, os Macacos Voadores são agentes do narcisista, e entram em ação quando as coisas não vão bem entre o narcisista e a vítima, como quando um relacionamento está se desfazendo ou uma amizade está desmoronando. O narcisista usa macacos voadores para desviar a culpa e a responsabilidade de si mesmo e colocá-las em outra pessoa.


Eles espalham boatos, vigiam, manipulam, e repassam informações para ajudar o narcisista a assediar a vítima e possuem motivações diversas, como: medo, lealdade, esperança de ganhar o favor do narcisista, autopreservação, resgatar o narcisista, amor à ao drama e ao caos. É comum possuírem altos traços narcísicos.


Alguns sinais de que você pode estar lidando com um “macaco voador”:


  • Eles ficam do lado do narcisista, não importa a situação ou as evidências apresentadas a eles.

  • Eles espalham fofocas ou rumores sobre você.

  • Eles te enganam ou manipulam você.

  • Eles descartam ou banalizam seus sentimentos.

  • Eles passam informações sobre você para ajudar o narcisista a assediá-lo.


Se você está tendo que lidar com macacos voadores, quer o narcisista ainda esteja em sua vida ou não, você pode se beneficiar conversando com um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer-lhe ajuda e conselhos adaptados às suas circunstâncias e situação, e podem ajudá-lo a lidar com as consequências caso decida terminar o relacionamento, vez que o abuso narcisista pode ter efeitos a longo prazo na saúde mental.


Tenha em mente que nem sempre é simples reconhecer um macaco voador, pois podem parecer pessoas normais que estão simplesmente tomando partido em um desentendimento ou conflito. Por isso, quando houver um narcisista patológico na história, fique atento aos sinais e com quem você divide suas informações e intimidades.

542 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page