top of page
Foto do escritorHP Charles

O hábito de ler.

Não se iludam, ler dá trabalho sim. O que de forma alguma dissocia o ato do PRAZER. Sempre me deparo com pessoas que aduzem à dificuldade que possuem de se concentrar e de ler de forma fluída, constante.


Uma analogia apropriada me parece aprender a tocar um instrumento. Já tive oportunidade de ajudar amigos que queriam muito tocar guitarra e diziam que em determinado momento paravam de evoluir e imediatamente se sentiam desmotivados a continuar. Com o leitor iniciante ocorre o mesmo, via de regra.


A concentração e a velocidade virão com o tempo. É preciso alguma insistência e disciplina. Dependendo do livro a leitura fluirá mais fácil ou não, mas acredito piamente a leitura é fundamental na vida de uma pessoa, podendo a tornar muito mais preparada e consciente.


Meu processo de saída da depressão sobre o qual já escrevi aqui algumas vezes, teve como ajuda fundamental a retomada do hábito de ler de forma consistente. Li obstinadamente até os 25 e depois tive um hiato grande onde só houve espaço para leitura técnica de uma matéria que jamais me agradou. Isso é fatal. Tentem ao máximo ler o que dá prazer. Trabalho é trabalho, não deveria contar.


Atualmente considero a leitura uma terapia tão grande quanto a atividade física regular e que tanto me tem ajudado. Quando não leio um determinado número de páginas por dia (que eu mesmo estipulei), me sinto culpado. É a disciplina a que me referi. Não, você não precisa fazer o mesmo. Cumpre ressaltar que adoto o mesmo pensamento para esse blog, onde faço o impossível para escrever TODOS OS DIAS. A escrita também impende bastante disciplina até que ela passe a ser natural e o estilo se desenvolva.


Com o tempo você se sente responsável pela companhia de quem lê, e que possivelmente espera para ler um novo texto. A leitura é a mesma coisa. Você se compromete com a história, com a narrativa, com o escritor, com aquela horinha onde pode se entregar totalmente e, junto com um copo de café, viajar para qualquer lugar sem sair do lugar.


Eu não acredito que a leitura te torne uma pessoa melhor, uma alma mais virtuosa ou algo similar - coisa que muitos vendem e outros tantos acreditam como sendo a tradução real da pessoa que lê muito. Mas acredito que a leitura te torne uma pessoa mais preparada em inúmeros sentidos e também te ajude a encontrar momentos e universos apenas seus.


A leitura pode sim te transportar para lugares onde os pensamentos desagradáveis e a dura realidade da vida não te atinja, muitos fogem para dentro dos livros e se escondem em armários de Nárnia a fim de aliviar suas almas e dores. No entanto, sempre haverá o momento em que será preciso fechar o alfarrábio e retornar ao mundano. A literatura não pode ser fuga, pelo menos não deveria, mas pode ser iluminação.


"Livros te forçam a se aquietar em um mundo onde não há mais espaço para isso".

121 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page