top of page
Foto do escritorHP Charles

O que é a Logosofia?

Estimulado pelo meu amigo Humberto e, penso, pelo impulso de fazer o bem, trago aqui algumas reflexões que tenho feito há anos sobre como a Logosofia pode contribuir para mitigar e conter o que considero como uma espécie de caos que gradualmente vai se instalando no mundo (e não apenas no Brasil). Este mundo através do qual tenho tanto viajado há décadas.


A ciência é muito nova e original. Nasceu aqui na América Latina, e não na Europa ou América do Norte, na Argentina, na cidade de Córdoba, em 1930, criada por Carlos Bernardo González Pecotche.


Ela tem um método de estudo e comprovação experimental próprio, e busca nos levar a conhecermos melhor a nós mesmos, o que constitui a nossa parte interna e como melhorá-la.


Em minhas experiências com a Logosofia desde jovem, tenho aprendido que temos uma parte psicológica composta de um sistema mental, com mente e pensamentos, e sensível, com um coração não físico e sentimentos, maravilhosos, e um sistema instintivo que cumpre uma função energética importante quando atua subordinado aos outros dois.


Os pensamentos, na maioria das pessoas, atuam fora do controle da mente e vontade, e os sentimentos ficam sujeitos ao seu ataque, sem que haja uma noção mínima do que está acontecendo internamente e em velocidades muito maiores do que estamos acostumados fora de nós!


Muito teórico isto? Aos poucos, com o método logosófico, vamos nos tornando mais conscientes deste mundo interno em que tanta coisa acontece e não conseguimos ver com conhecimento de causa.


Olha quão prático é: há uma pessoa de que eu gosto, que tenho amizade ou amor, em família ou não, mas ela, como todos nós, comete erros. Pensamentos reativos dentro de mim, como a suscetibilidade, atacam esta pessoa, dentro de mim e, às vezes externalizando em palavras, em um momento infeliz sem que minha mente julgue de forma ampla o valor que ela tem para mim, valor este construído ao longo do tempo com uma grande maioria de contatos positivos e ínfima quantidade de incidentes negativos.


E atacam sem que eu pare para pensar que tal valor deve ser pesado de forma justa, considerando o ser por inteiro ao longo do tempo e não apenas em um momento.


Tais pensamentos, que atuam na mente de forma autônoma e independente devido à falta de conhecimento interno, se disfarçam da faculdade mental da razão, apresentando mil argumentos para provar sua tese de que a pessoa sendo atacada assim o merece, considerando-a má como um todo e não circunstancialmente!


Esta situação muitas vezes é piorada pelo fato de que não há consciência de que tais pensamentos podem passar de uma mente a outras, em número infinito, influenciando-as sem qualquer escrutínio dos que os recebem. Estes não se apercebem que eles não são pensamentos próprios, criados a partir de reflexões e análise do que se passa dentro de si mesmo, inclusive a existência de sentimentos de alta hierarquia, como a amizade e o afeto, construídos com tanto tempo e esforço.


Isto é, pessoas alheias ao vínculo entre mim e aquela pessoa que é objeto de meu ataque, que pode ser verbalizado em ofensas ou mal tratamento, podem 'dar força' à minha reação interna involuntária, transmitindo pensamentos em palavras que a estimulam, como: 'você tem razão, ela é assim mesmo! Ela já fez isso comigo!'.


E onde ficam os anos juntos que tanto bem nos trouxe? Destruídos em apenas um momento? E os sentimentos que sustentam a nossa relação? Consigo enxergar estes pensamentos negativos dentro de mim a tempo de impedi-los de fazer o seu trabalho de destruição interna de sentimentos, como o amor matrimonial e fraternal, a gratidão, o afeto e a amizade, construídos ao longo de décadas às vezes? E depois vem o arrependimento pelo ato impensado...


Recebo tantas mensagens em redes sociais falando o que devemos ser e fazer, sermos mais compreensivos, aproveitar melhor o tempo com a família equilibrando com o trabalho e os hobbies, ser mais afetuoso com os seres amados etc etc. Mas, com extrema tristeza, observo que a maioria esmagadora dos que as enviam retornam a práticas totalmente opostas ao que escrevem e repassam tanto!


A grande questão é como ser melhor, mais consciente, mais equilibrado, mais afetuoso ... como? É desnecessário enfatizar o quanto a resposta a tal questão contribuiria em nível planetário para mitigar este processo de decaimento evidente a que me referi no início.


O método logosófico, com sua didática de estudo individual e coletivo fornecendo orientações claras a serem efetivamente experimentadas internamente no dia a dia, permite que cada um, por si mesmo, vá comprovando o quanto é perfeitamente possível caminhar na trilha do autoaperfeiçoamento, auxiliando outros a fazerem o mesmo.


A vida diária, em todos os campos em que se atua, em casa, no trabalho, no lazer etc, se transforma em um campo experimental extremamente prático para a observação de si mesmo e dos demais buscando a mudança positiva dos próprios pensamentos e fortalecimento dos sentimentos. Observa-se e anota-se, levando tais elementos para comparação com experiências semelhantes de outros estudantes de Logosofia que também aplicam o método em suas vidas. Esta comparação é feita dentro de normas éticas e morais elevadas, para que ocorra um 'intercâmbio' de idéias e pensamentos em que não há dialética, confronto, discussão, e sim uma colheita seletiva de informações relevantes para o próprio, mesmo se não acontecer concordância em geral. Cada um retira do outro o que julga ser útil para si, sem deixar que haja o movimento interno de tentar impor sua compreensão sobre a do outro. Este intercâmbio permite que se avalie e corrija rumos e resultados em relação à aplicação das orientações do método.


Quantas brigas em família, na profissão, com amigos e colegas não poderiam ser evitadas a partir da aplicação deste método para conhecimento do mecanismo de atuação dos pensamentos dentro de si? O nível de harmonia no ambiente familiar e no matrimônio aumenta muito quando seus membros praticam este conhecimento sobre os pensamentos.

É cada um identificando e pensando no que acontece dentro de si para combater os pensamentos negativos e promover os pensamentos positivos nos diversos momentos da vida, resultando em momentos de felicidade indescritíveis com as pequenas grandes vitórias.


Imagine-se quão diferente seria a política, os governos, a economia, a sociedade, as famílias, se seus dirigentes praticassem isto e fossem exemplos de vidas mais conscientes e auxiliassem a outros para que o fizessem também!


Á medida que eu fui comprovando os benefícios em minha vida da aplicação do método logosófico, vivi momentos de felicidade que nunca poderia sequer ter imaginado possíveis, como quando controlei pensamentos de reação contra familiares e amigos. O método ensina também a observar o que se passa internamente em tais momentos, a valorizá-los e ser grato a eles, cultivando o sentimento de gratidão através da sua constante recordação, revivendo-os na mente.


Estas vitórias me estimularam a prosseguir mais e mais neste processo de 'limpeza' interna e observar que não poderia manter esta experiência apenas para mim, Devia desalojar o pensamento de egoísmo de querer manter o bem recebido apenas para mim e começar a pro-ativamente buscar compartilhar tais experiências com outros sempre que possível.


Tenho aprendido e sentido, conforme ensinado pela Logosofia, que a felicidade ou se compartilha ou se perde e que a felicidade limpa de egoísmo, a ampla, a verdadeira, consiste em compartilhar a própria. Apenas ao compartilharmos a própria felicidade somos plenamente felizes.


Outro grande aprendizado é que não há panaceia para alcançar estas graduais vitórias, que são fruto de muito 'suor' mental e sensível o mais consciente possível, pois - me maravilhei com isto - apenas sendo conscientes podemos ensinar a outros os passos do caminho.


Há uma quantidade enorme de aspectos adicionais que complementam o descrito acima em minha experiência com a Logosofia, de uma riqueza inimaginável em relação a minhas expectativas no seu início na minha juventude.


Como gostaria de tê-la iniciado na infância, colhendo os benefícios de uma educação em colégios que utilizam a pedagogia logosófica, que ensinam a pensar desde cedo no próprio interno e na própria conduta moral e ética! Uma infância apoiada por tal pedagogia provê uma solidez insuspeitada para a jornada interna do jovem e adulto e a realização do processo de evolução consciente que descrevi.


Espero, do fundo de meu coração, que busco conscientemente observar agora aos escrever estas linhas, que você, lendo este artigo, e muitas outras pessoas, tenham e proporcionaem a si mesmos a oportunidade de experimentar e comprovar os benefícios da Logosofia em suas vidas e ver se não teríamos um mundo menos caótico, mais humano, mais consciente e melhor se seu método fosse utilizado por uma parcela maior da humanidade!



Fábio Caldas é engenheiro e estudante de Logosofia.

Para baixar gratuitamente os livros digitais de Logosofia, acesse www.logosofia.org.br

Para cursos gratuitos de informação de Logosofia na sua região, veja a sede cultural mais próxima de você em https://logosofia.org.br/fundacao-logosofica/

956 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Selma Vidal
Jul 26, 2024

A ciência logosofica é um estudo prático sobre a própria vida! O Fábio apresentou alguns aspectos que se investiga, com descobertas maravilhosas sobre as muitas possibilidades mentais, sensíveis e espirituais a serem realizadas na missão da vida do ser humano.

Like

spereiratesta
Jul 25, 2024

Trabalhar com o método logosófico proporciona uma orientação estruturada, uma abordagem prática e a oportunidade de aprendizagem coletiva, que pode facilitar e aprofundar o processo de autoconhecimento e autoaperfeiçoamento em regime de tempo parcial e sem descurar a atividade laboral, em comparação com um trabalho independente. abordagem que alguém com total dedicação poderia alcançá-lo. Muito boa apresentação!

Like

chris haddad
chris haddad
Jul 25, 2024

Texto maravilhoso. Interessante a ciência que o autor se refere, a Logosofia, com um método próprio, um objetivo nobre de união, harmonia e bondade entre os seres e como realizá-lo. Muito bom!

Like
bottom of page