top of page
Foto do escritorHP Charles

Redes sociais, o território de caça do narcisista.

O maior vício que acomete as pessoas em 2023 não é com as drogas tradicionais e conhecidas. Maconha, crack, cocaína, entre outras. É com ATENÇÃO. E se você acha que essa dependência não existe, peça a alguém para desligar o celular por uma semana. Aguarde a reação. É nessa selva em que o narcisista caça. E ele é um predador nato.


O narcisista é, sem qualquer exagero, um perigo terrível. Ele é um mestre do disfarce, da premeditação e da estratégia. E o é porque seu transtorno, mais do que uma doença, é uma maneira como enxerga a vida. Ele é, em essência, um vampiro emocional. Seu alimento é a emotividade alheia, que usa para suprir sua enorme carência por validação em sua infinita necessidade em ser venerado. E ele fará tudo por isso. Tudo.


Ele mentirá de forma contumaz. Ele trairá invitavelmente, pois precisa de mais de uma fonte de "energia" e suprimentos. Ele irá te explorar financeiramente, sem jamais te pedir um centavo. Ele espelhará seus desejos e sonhos. Agora mesmo, se você já lidou com um narcisista em sua vida, provavelmente o terá de alguma forma, observando seu movimento na internet. Parece ficção? Um filme de terror? Pior. Porque isso tudo é REAL. A literatura especializada corrobora extamente o que escrevi.


Com o fomento do valor da atenção, há automaticamente a propensão para a criação de solo fértil para o aumento de casos desse transtorno. É muito fácil se sentir especial através de likes e elogios fáceis. E o narcisista precisa sempre ser o centro da atenção de alguém. Ele precisa dessa energia. Em sua infelicidade e amargura, roubará a sua felicidade, pois só assim é capaz de se alegrar.


Sua personalidade promíscua e predadora, está sempre stalkeando, procurando novas vítimas, normalmente pessoas empáticas ou com baixa autoestima. E então ele lança sua teia, uma teia que muitas vezes leva o parceiro à total destruição. Sim, senhores, uma mera leitura apropriada sobre tal transtorno pode tirar o sono face à malignidade contida em suas características.


A busca na internet é como um trabalho para o narcisista. Assim ele literalmente "caça" suas presas a fim de sempre possuir "suprimento emocional". Existem 13 fases conhecidas e claras no comportamento narcisista e tais fases são reproduzidas invariavelmente por TODOS eles. O narcisista usa os mesmos métodos SEMPRE e por vezes usa as mesmas frases em sua tentativa de dominação.


Eis as fases:

1 - Love bombing

2 - Stalking

3 - Espelhamento

4 - Isolamento

5 - Future faking

6 - Manipulação financeira

7 - Gaslighting

8 - Triangulação

9 - Desvalorização

10- Tratamento de silêncio

11- Descarte

12-Difamação

13-Hoovering


Se vocês desejarem que eu faça um texto falando sobre cada fase, me peçam em comentários, ok? Por enquanto basta que saibam o quão complexo e compartimentado é o processo.


Sendo assim, a internet é o meio perfeito para o narcisista encontrar suas vítimas. Há abundância de oportunidades e como um controlador obssessivo e observador que é, ele vai escolher a dedo a melhor pessoa para exercer seu domínio nefasto e sugar a energia vital de sua presa.


O narcisista então, se informa, se aproxima, seduz (usando tudo o que pode, charme, sexo, espelhamento) e ao fazer isso passa a isolar o parceiro. Afirma que ninguém presta a não ser ele. Destrói a estima do outro fazendo triangulações, que são comparações com pessoas do passado, frequentemente consegue informações, fotos e vídeos que podem ser usados em chantagens, futuramente. CONTROLE é a palavra chave. Quando ele não consegue controlar, rejeita. É muito comum em relações com um narcisista, ameaças de término caso a pessoa não faça o que ele pede.


Ele costuma fazer tudo muito rápido pois isso diminui as chances de ser descoberto. Não raro ele casa muito rápido, se muda muito rápido para junto da vítima, seduz muito rápido. Quanto menos tempo ele levar para dominar emocionalmente o outro, melhor. Mais "preso" o outro ficará em suas amarras de depêndencia.


Em breve, todos os aspectos da vida da vítima estarão sob controle do narcisista. Seu trabalho, suas amizades, seus sonhos. Ele se apropriará de tudo. O narcisista tem baixíssima empatia. Não possui remorso e não se importa com as consequências de seus atos, pois se vê como uma figura quase divina, a quem as pessoas e o mundo devem muito.


Mas eis o grande truque...ele só tira a máscara dentro de sua toca. Protegido pelas paredes de sua casa. Para fora de seu lar e de sua relação pessoal, ele parecerá uma pessoa normal e por vezes afetuosa. Se algo der errado, o culpado será SEMPRE o outro. O grande receio do narcisista é ser exposto e ele fará tudo para isso não acontecer. "Se errei foi porque VOCÊ me fez errar", "se menti foi porque VOCÊ me fez mentir" e até, pasmem, "se traí foi porque você me fez trair".


É preciso entender, acima de tudo, algo básico e assustador: o narcisista não constitui relações reais, mesmo que assim pareça para a vítima. Não há intimidade genuína, mas o parceiro só perceberá isso muito tempo depois. Ele é uma casca. Ele vai te dizer o que você quer ouvir, e vai te fazer pensar que sabe exatamente o que é melhor para você. Te tirará tudo e um dia te descartará, passando a se aproveitar da próxima vítima. Percebem como a internet e as relações modernas oferecem uma possibilidade infinita de "suprimento" para um narcisista?


Na medida em que a carência afetiva e as desilusões se multiplicam por conta da epidemia de relações rasas, breves e pouco significativas, o narcisista se oferece como uma opção diferente, manipulando emoções, jogando ardilosamente milgalhas afetivas, alterando psiquês com jogos de quente e frio. Sim, a expressão é essa "jogos". O narcisista é um jogador e seu "prêmio" é a insanidade alheia.


Em que pese a frequência com que o termo é usado atualmente, o que pode gerar sua banalização, o problema é real e parece aumentar gradativamente em tempos de "likes".

Portanto, é preciso extrema atenção ao se relacionar e se conhecer pessoas online. Não ofereça informações demasiadas, não se exponha excessivamente em redes sociais, preste atenção em sua intuição no que concerne a comportamentos que pareçam fora do normal, se proteja emocionalmente mesmo que tudo seja "perfeito".


Existem predadores nesse exato momento esperando que uma gota de sangue caia na água. Aceitem que não existem príncipes e princesas encantadas, que amor não pode ser fonte de infelicidade e que ninguém pode roubar a sua identidade se você não permitir. Lembre...o vampiro precisa de sua permissão para entrar.

186 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page