Ok, durante quase 4 meses a vida bateu em mim. Me atirou tudo o que podia, acreditem. Agora que ela parece cansar comecei a bater de volta. Eis a fórmula que adotei...a minha.
Em primeiro lugar, se você tem um problema clínico, e não importa que seja ligado a sua saúde mental, procure tratamento. Existem profissionais e medicamentos capazes de te ajudar. Aceite ajuda.
Dois. Dormir é fundamental, mas acorde cedo e faça atividade física. Acredite, é possível. Você vai resistir no início. Vá xingando mas vá. Vai doer, você vai ficar quebrado, faz parte do processo. Fiquei sedentário por uma década e 18 anos ausente dos tatâmes. Volte aos poucos, não abuse. Se o seu negócio for musculação, bora para a academia. Pretendo manter as duas atividades.
Três. Se você estiver com sobrepeso, feche a boca. O exercício é mero coadjuvante da dieta. O esforço compensa e garanto que quando as roupas começarem a vestir bem você irá me agradecer apesar do sacrifício. Perdi cerca de 12 quilos e me sinto consideravelmente melhor. O coração agradece.
Quatro. Faça a droga da barba, use um bom perfume, se vista dignamente, pijama é para dormir. Sorria ao entrar nos ambientes, trate a todos com respeito e educação não importando se seu dia está uma porcaria. Isso pode fazer uma enorme diferença para você e para o outro. Quando for apertar a mão de alguém, aperte fortemente. Mostre personalidade. Mude seu "espírito".
Cinco. Leia um livro. Se você não tiver o hábito, se comprometa a ler um capítulo por dia e cumpra essa tarefa não importando o quão ocupado você esteve. Sem desculpas.
Seis. Se for beber, beba o mínimo possível e em ocasiões especiais. Abandone refrigerantes (beba água) e modere nos doces. Se alimente melhor.
Sete. Por mais que você seja introspectivo e retraído, quebre esse ciclo. Conheça pessoas novas, amplie seus horizontes, descubra atividades diferentes. Sabe o livro que você começou a ler? Vai te proporcionar uma bela maneira de quebrar o gelo. Cultura geral faz diferença.
Oito. Pare de gastar com bobagens. Guarde seu dinheiro para o que realmente precisa, e acredite, você não precisa de tanto quanto pensa. Eu juro. Se você "realmente" quer algo, planeje antes de comprar. Tenha paciência. Dura lição para mim.
Nove. Diminua o tempo nas redes sociais e no celular. Opte por ler, veja um filme, converse, troque ideias ao menos por voz, se relacione o mais "humanamente" possível. Produza.
Essas foram as atitudes que tomei após uma depressão severa e uma internação em UTI. Cheguei a perder 7 quilos em uma semana por não conseguir me alimentar devido a combinação de remédios. Cheguei a pensar que jamais superaria minha condição, mas em algum momento, por mais que você não acredite, uma luz começa a aparecer no fim do túnel. Você pode não vê-la, mas ela existe.
Outros podem ajudá-lo, mas você precisa querer, precisa ansiar por mudar o jogo. Sim, existem dias piores do que os outros, mas então você se fixa em sua meta e disciplina seu corpo. No processo depressivo você se culpa e não gosta de si mesmo, mas quando começa a obter resultados tudo muda.
Todos passaremos por perdas e problemas terríveis ao longo de nossas vidas, e controle é apenas uma ilusão. Não controlamos nada a não ser nossa reação ao que acontece. Se você possui mágoas e ressentimentos, os vença, não servem para nada e te prendem ao passado.
Comece a virada com coisas pequenas como organizar sua mesa e seu quarto, depois amplie suas atividades, cuide de seu corpo, ajude os outros, os ouça. A melhora é paulatina, calma. Insista na programação. Não se desespere com revezes, se concentre no que está a seu real alcance.
Não, não é fácil dar a guinada. A vida é foda, parceiro, e muitos se perdem. Mas é nessas horas que você demonstra caráter e diz a si mesmo que não irá sucumbir. A luta é diária e será sempre assim. TODOS passaremos por infelicidades e tragédias em algum momento. TODOS. Viva seu luto, aprenda e então reaja. Força e honra.
Feliz da vida! Um dia de cada vez e sempre em frente! Conte comigo, irmão!